A Oferta Agradável
“E toda a oferta dos teus manjares salgarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de manjares o sal do concerto do teu Deus; em toda a tua oferta oferecerás sal.” - Levítico 2:13
Vemos no Antigo Testamento que existiam diferentes tipos de ofertas: oferta queimada (holocausto), oferta pela culpa, a de manjares, como a mencionada no versículo acima e outras que você pode encontrar sua descrição, principalmente nos livros de Êxodo e Levítico. No versículo acima, notamos uma especificação para as ofertas: não poderia faltar SAL.
Tudo o que Deus colocou como ordenança no tabernáculo, tem uma representação espiritual também. Hoje, depois do sacrifício perfeito de Jesus por nós, não precisamos mais sacrificar animais para ter os pecados perdoados. Somos purificados pelo Sangue de Jesus, quando confessamos nossos pecados e nos arrependemos. A palavra de Deus também fala que precisamos ser um sacrifício vivo para Ele. Sabendo disso e lendo o versículo acima, percebi que não posso simplesmente me oferecer a Deus como oferta de qualquer forma, TEM QUE TER SAL.
Você sabia que além do sal dar sabor aos alimentos, também pode conservar e purificar? Pesquise um pouco sobre esse mineral e verá quantas coisas pode fazer. Mas quero citar um exemplo específico: o sal pode ser usado para adubar a terra, evitando a putrificação. Isso automaticamente nos lembra de que Jesus nos chamou de Sal da terra e o porquê dEle enfatizar que deveria ter sabor. Pois um sal insípido não pode purificar a terra, não pode fazer nada.
Se o sal precisa ter sabor para poder ser tudo o que ele é e fazer tudo o que faz… assim também, alguém que diz ser de Deus e fazer coisas para Deus precisar ter santidade. Ou seja, não adianta você se oferecer a Deus como oferta e não ter santidade. O diferencial é a santidade. O sal nas ofertas era símbolo de purificação e da aliança de Deus com Seu povo. Um povo santo (separado).
“sem santidade ninguém verá o Senhor.” - Hebreus 12:14b
Que revelação! Como alguém impuro pode purificar? O Senhor conta conosco para que façamos a diferença, através da nossa santificação a Ele. Não quer dizer que você nunca mais vai errar e se errar, você tem um advogado. Mas quer dizer, que você precisa estar nesse caminho constante de santificação, de não se acomodar e não se tornar amigo de coisas e práticas que Deus detesta.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” - Romanos 12:1
Que voce, adorador, intercessor, filho de Deus… seja encorajado a se santificar, a abrir mão de tudo o que te contamina. Pois, o filho de Deus que vive em santidade, é uma oferta agradável a Deus.
Ore comigo:
”Senhor, me perdoe pelas vezes em que fiz coisas a Ti, enquanto estava com áreas de pecado em minha vida, sem arrependimento e sem buscar verdadeiramente uma transformação. Sei que o que me faz ser aceito como Seu filho é o Sangue de Jesus, que me perdoa e lava. Mas muitas vezes eu continuei no pecado e o sangue de Jesus não havia me purificado porque o meu pecado estava ativo e ainda não tinha se tornado uma obra morta.
Me perdoe pela hipocrisia. Por todas as vezes que eu sabia o que era certo fazer e não fiz e por todas as vezes que preguei e exigi o que era correto dos outros, enquanto eu mesmo não estava vivendo isso.
Transforma-me no sal da terra, que eu seja sempre um filho que anda em santidade e assim pode fazer a diferença nesse mundo sujo e sem sabor. E me ajude a ser humilde, confessando meus pecados quando eu errar e não retroceder na minha caminhada, pois não sou justificado por mim mesmo, mas por Jesus.
Em nome de Jesus, amém.”
Pra. Andressa Priscila Baumgartner